O que vi da “Blacy Gulfier “

1150265_612569655452969_1333699993_ntexto de quase uma década

#tbt

by Paulo Moreno …

Faz um certo tempo que eu já conheço a renomada Dr. Blacy Gulfier, dona de um currículo interminável, ganhadora de diversos prêmios, dentro e fora do pais, sempre vi e ouvi muito dela, seja por amigos, fotos, artigos, blogs, comentários dos mais diversos segmentos da internet;

Neste último domingo estive participando do Curso mais “disputado” e esperado pelos amantes e pesquisadores da voz, com a Dr. e o resultado, as sensações foram de certa forma inenarráveis, porém, vou tentar deixar com algumas palavras, a minha percepção do que foi o Encontro.

 

13.05 hs, o local estava quase todo tomado por amigos, seguidores, cantores, maestros, produtores um cem número de pessoas aguardando o tão esperado momento onde a Dr estaria partilhando seus estudos e conceitos, pessoas de todas as partes do Brasil chegavam como um verdadeiro bandeirismo do conhecimento …

na recepção -que por sinal foi fantástica-, Cristina e toda a produção da “Tramit ” zelavam pelo conforto e bem estar dos “seletos”

de brindes à  Coffee Break, foi impecável …

voltando ao recinto …

sentado à direita Maestro – Arranjador e tudo que se pode imaginar, estava Lua Lafaiete , uma das pessoas mais inteligentes do alto escalão musical, um gênio do som, um gênio, sentado se colocando como ajudante da Dr., um mestre das combinações sonoras, apenas sentado  passando os Slides do Curso que estava prestes a começar ..

os músicos convidados brincavam aos pés do palco em um momento de descontração, pessoas chegavam, se acomodavam procurando os melhores lugares  ..

o orador nos da as boas vindas e a Dr. Blacy adentra ao recinto.

vestida de carisma e simpatia a Dr. começa o discurso quebrando paradigmas, tocando no âmago da percepção auditiva

ela disseca com maestria sobre o ouvido humano, disserta sobre temas pouco usados no conceito de voz cantada, fala um pouco sobre Psicofísica ..( silencia soberano na platéia)

… as palavras saem de dentro dela provocando verdadeiros turbilhões nos pensamentos do público seleto de privilegiados que anotavam o tanto que era possível ..

… em cada olhar um dizer, parece que os pensamentos eram escritos em cartolinas tal como os protestos que abalaram o Brasil,pensamentos como: e agora? eu anoto o que ela diz, ou fico olhando fitamente para não perder cada detalhe? ..

1146457_152867904914069_360562937_n… em um momento de muita sensibilidade três pessoas são chamadas ao palco para participar da percepção auditiva, três pessoas deveriam sair pela rua e absorver um “som” e descrever a textura deste som .. ótima experiência que eu pude participar sendo um dos tais ..

o curso desenrolava-se sobre os temas Evocar – subjetividade auditiva- percepção do outro – experiencia sensorial ..

diversos cantores de renome chegavam ao local apenas para prestigiar e aprender com a Dr. tais como Sergio Sass – Brenda Santos – Yuri Oliver  etc ..

Leonardo Gonçalves  avisara para a Dr. que estava a caminho …

 

 

Frases da Dr.

  • Evocar é trazer de volta
  • quando o som sai de mim ele não é mais meu, é de outro e este outro, faz e sente o que quiser dele
  • Cantar é som e texto

DSC04332Leonardo Gonçalves encantou a todos com interpretações vestidas de sensibilidade e coerência , foi muito simpático e humilde, se colocou disponível para a Dr. usá-lo para mostrar vários ajustes vocais diferentes. eu via um menino diante dela, e não o gigante dos Cds ” Viver e Cantar ” e “Princípio e Fim ”

Sergio Sass, foi chamado a fazer uma palhinha , virtuosidade impecável ( obs: a Dr. afirmou que a prega vocal do Saas é acima da média, é bombada!)

Serginho, como é chamado por todos, não teve constrangimento em interromper a Dr. com suas perguntas sobre flexibilidade da Laringe – Falsete- Voz de Cabeça e Máscara.

 

 

 

1173755_152865384914321_1071080812_n

Conclusão.

a Dr. demonstrou seja com exercícios práticos, ou com palavras o quão profundo é o conhecimento que se pode obter com determinação, investimento, abnegação, amor, paixão e sede por aprender o objeto em questão ..

foi falado que o Brasil está a anos luz atrasado no conceito e que muita coisa precisa ser feita para melhorar o entendimento de voz no Brasil ..

Blacy Gulfier demonstrou traços de genialidade , inteligência multifocal, e prazer naquilo que se faz ..

não foram poucos os momentos que ela se emocionou ao dissecar sobre o som e suas texturas, ela exalou paixão pelo conhecimento e essa paixão irradiou por muitos dos que ali estavam ..

confesso que em momentos de profundidade intelectual do conceito de som e texturas, não pude conter as lágrimas que teimavam em cair de meus olhos .

fui embora tão aguçado – excitado e motivado a colocar em prática o que aprendi e encerro este texto com a frase que marcou o dia …

 cantar é som e texto ….

2 comentários em “O que vi da “Blacy Gulfier “

Deixe um comentário