Quando o assunto é “Técnica Vocal” aqui no Brasil, sabemos que é um dos temas mais abrangentes possíveis e sempre é motivo de discussões calorosas entre Cantores sejam profissionais ou não, Preparadores Vocais, Professores de Canto Fonoaudiólogos e afins ..
a verdade é que nosso Brasil demorou a pensar em voz profissional comparado com outros países, – também pudera somos um pais relativamente novo diante da Europa (centro do conhecimento , arte e religião nos séculos passados) –
Vale lembrar que o canto beira a “antiguidade” mas é assunto para outro texto
e um dos dilemas que os Professores de Canto mais vivenciam em sala é a grande quantidade de perguntas que pairam na cabeça dos cantores/amadores/profissionais, alunos etc ..
- qual é a minha voz?
- porque não consigo colocar minha voz igual ao cantor X ?
- Eu sou Soprano ? porque lá no coral da igreja quem é soprano canta mais porque canta mais agudo etc ..
e por ae vai rsrs
Vamos esclarecer alguns pontos:
Em primeiro lugar: Sua voz resulta de padrões adquiridos no meio em que você vive ou viveu
por ex : você reparou quem em determinados locais as pessoas falam de forma parecida?
não só o sotaque, mas também entonação, frequência etc ?
pois bem nossa voz falada foi se adaptando ao meio, eu por exemplo quando criança, ficava muito tempo na casa da vó e pegava os maneirismos, sotaques e formas de expressão do povo” baiano”
Eu voltava pra casa cheio de influência e reproduzia o sotaque dos meu primos e tios
sulistas soam de uma forma, baianos de outras, cariocas, italianos, americanos etc
Em segundo lugar: A voz cantada requer adaptação dependendo do Estilo
fisiologicamente o emaranhado de musculaturas, cartilagens e tudo mais que configura nossa voz não foi feito primordialmente para falar e tão pouco pra cantar e sim pra VIVER rs
Nossa laringe por exemplo possui inúmeras funções sendo que três delas são bem conhecidas
Função Respiratória
Função Deglutitória
Função Fonatória
Voltando ao ponto ..
a fala foi uma adaptação e o canto assim também o é.. o texto do ponto anterior ” sobre os padrões vocais na fala” já nos encaminha para esse dilema que muitos cantores amadores e até profissionais sofrem quando vão cantar por exemplo músicas americanas
Exemplo:
uma cantora(o)brasileira de MPB que canta ( Nana caymi, Caetano, decide que quer cantar ” I have Nothing ” Whitney Houston, é possível ? ou de repente quer fazer os melismas do Tonéx, é possível ?
Sim absolutamente possível, mas se a cantora quiser cantar com os maneirismos vocais, frequência e ajuste de trato vocal, flexibilidade laríngea pra que soe igual ou parecido, ela fatalmente vai ter que assimilar o padrão (ajuste vocal do trato vocal americano, posicionamento de laringe etc e treinar e treinar muito com alguém que saiba o que está fazendo, caso contrário ela não vai soar como a música/estilo pede, ou que ela mesmo deseja
Surge o dilema e a pergunta :
Coach ? eu preciso cantar e soar igual a Whitney?
não, definitivamente você não precisa soar igual, por isso o texto está tratando do dilema do aluno/cantor que quer cantar algo diferente e não consegue e as vezes não consegue entender o porquê ele não consegue
Outro grande exemplo é quando um Cantor tem aspiração de entrar em Musicais, o repertório é basicamente Americano e as características vocais que o diretor pede, é que soe como um americano e se o cantor não estiver treinado com ajuste do trato vocal pra cantar aquele repertório ele não vai conseguir e isso é um fato.
Isso faz dele menos cantor? não em absoluto, é apenas um padrão de voz ajuste de trato vocal que ele não tem, mas que com TREINO, acompanhado de um Fonoaudiólogo especializado em voz ou um Professor de Canto que saiba o que está fazendo somado ao entendimento de que ele precisa ajustar e treinar um padrão diferente, ele consegue ..
Em terceiro lugar: Você precisa de Treino
já não é novidade que com treino a gente consegue suplantar dificuldades e superar desafios
sua musculatura precisa de treino, você quer ter desenvoltura, destreza, intrepidez, potencia, alcançar agudos, graves de forma saudável? – isso não e uma propaganda- rs.. é a mais pura verdade, você precisa treinar e saber o que treinar e pra que você vai fazer tal exercício ..
três dicas
- Procure um bom professor de canto
se ele for responsável, vai te pedir um exame pra saber a condição real de sua saúde vocal, caso tenha algum problema, o médico otorrinolaringologista vai te encaminhar para uma Fonoaudióloga que vai te encaminhar para um estado de saúde vocal adequada) o professor de canto deve estar atualizado e antenado com a ciência vocal atual.
- Reconheça seus limites
não é demérito cantar um, dois tons abaixo do original.
um bom professor vai mapear tua voz e saber onde estão os teus limites
- Estabeleça um tempo diário pra treinar
mesmo que seja 15 minutos por dia, seja disciplinado alcançar rendimento requer treino e dedicação, sua voz vai te dar a condição que você adquiriu
não treine por treinar, procure entender porque você está fazendo isso ou aquilo
Conclusão:
Cada voz é uma voz e todas podem soar belas e atingir seus objetivos
Seja único, se você gosta de imitar, imite como treino, é absolutamente normal se influenciado por uma voz que você admira, mas na hora de cantar seja você mesmo, cantar é subjetivo, o belo também é ..
Confie em pessoas que podem te ajudar e te levar a um caminho legal e de progresso e nunca desista de seus objetivos.
Foto by Décio Figueiredo
Artista : Leonardo Gonçalves no Instituto Canzion – SP – Ano 2011
By Paulo Moreno