Quando recebo alunos em meu espaço ou na escola que coordeno em Guarulhos , seja ele cantor profissional que atua em Bandas, Teatro Musical ou de diversos outros estilos, também atendo muita gente que vai apenas para se divertir, e eu sempre abordo duas verdades que na minha visão, “basificam” todo o processo de aprendizado no canto e seu progresso em cada um
Em primeiro lugar: Controle
“Nós precisamos controlar o que nosso corpo vocal faz enquanto Canta e enquanto Fala”
Não é novidade que Técnica Vocal no sentido mais amplo possível englobando pelos menos alguns aspectos tais como: consistência, condição física vocal .. etc são “habilidades “adquiridas através de treino, disciplina e repetição ..
Quando o aluno não controla o que o corpo vocal faz enquanto canta, dificilmente ele terá resultados significativos em seu progresso pessoal.
Poderíamos citar aqui vários exemplos tais como: quebra vocal, vibratos desordenados, cansaço demasiado, problemas de afinação e etc.. ou seja, sem controle dificilmente se consegue progresso/sucesso
Mas
Como controlar o que eu não conheço?
Como controlar mecanismos que eu nem faço ideia que existem?
Tais indagações nos levam para a segunda verdade sobre técnica vocal
Em segundo lugar: O que acontece como meu corpo enquanto Canto?
Se você começa a fazer tal pergunta, ela te leva pelo menos a um passo em direção ao conhecimento e o cantor sai do famoso “não sei de nada só canto”
Exemplo: Coach, quero cantar a música “Como nossos Pais” versão Elis Regina .. será que você consegue me ajudar a fazer aquelas coisas na voz? O Coach pergunta: que coisas? O aluno responde: ah sei lá .. todos aqueles paranauês lá .. ela tem um voz muito forte e sou fã dela .. e ae ? me ajuda ?
Damos o play na música e se encontra dentre outras coisas: “muito controle, muita consistência e manobras altamente controladas, tais como drives e afins)
Entender ainda que de forma objetiva e até pragmática o que acontece com o corpo no ato do canto, pode trazer resultados significativos ao treino.
Em alguns casos, quando o aluno tem uma necessidade pessoal/profissional de querer/ter que fazer igual ao cantor ( não que isso seja indicado) pois cada canto é canto, mas tem casos onde a banda é totalmente cover, codificar e criar exercícios específicos é uma possibilidade .. enfim ..
O que acontece com meu corpo enquanto canto?
Saber, ainda que se forma objetiva vai te levar ao Controle do que o corpo faz enquanto canta ..
É um trocadilho que faz todo sentido
No mais .. procure ajuda de um profissional e solte a voz
By Paulo Moreno