Fala “cantoress!”
Quem aqui tem dificuldades vocais ?
Eu tenho e tive muitas, mas o grande problema aconteceu quando eu comecei a culpar minha voz.
Na minha cabeça, o problema estava com a minha voz; ela não era bonita e não tinha brilho.
Quando a gente começa a culpar nossa voz pela falta de resultado, a tendência é ficar no limbo da mesmice e totalmente descrente de que algo possa melhorar no futuro.
As Pregas Vocais não pensam!

E eu já começo esse texto afirmando que suas pregas vocais e sua laringe não pensam!
Exatamente isso, nossas pregas vocais não pensam.
Elas não sabem o que é técnica, o que é mix, o que é belting, nem o que é melisma!
Nossas pregas vocais são duas dobras musculares revestidas de mucosa que –basicamente, se alongam e vibram mais rápido nas notas agudas, encurtam e vibram mais devagar nas notas/frequências mais graves.
E o que significa isso!
Sabe aquele agudo que não sai?
Sabe aquele melisma que não define, aquela voz que quebra mais que bolacha de água e sal? (sim eu falo bolacha pois eu sou paulistano – me julguem)
Então, essas dificuldades vocais nos acompanham o tempo todo e geralmente quando a gente não consegue vencer essas dificuldades, nossa tendência é culpar nossa voz; dizer que é falta de talento, falta de dom e mais uma série de coisas; porém, eu acabei de dizer que nossas pregas vocais não pensam; elas são musculaturas e músculo reage a estímulo!
Exatamente isso, estímulo!!
É nesse exato momento que os exercícios, os vocalizes veem para trazer esses estímulos; novos estímulos!
E o que significa isso?
Significa que se treinar exatamente o que é necessário para aquela dificuldade, sua musculatura e tooooda a sua engenhoca vocal, vai receber os estímulos necessários e muito provavelmente vc vai sentir uma melhora significativa na sua voz.
Mas Coach é só isso mesmo????
Claro que uma série de fatores podem e vão influenciar no resultado final, mas sem treino, sem estímulo, sem condicionamento vocal; Você não terá resultados significativos.
Gravei um vídeo falando um pouco sobre isso!
Eu escolhi a escala maior exatamente pelo fato de a gente não valorizar essa escala; geralmente a gente usa pentatônica, menor harmônica, menor melódica;
Mas com uma boa dose de criatividade, vc pode fazer muita coisa usando apenas a escala maior.